jump to navigation

Olá, mundo! outubro 15, 2008

Posted by Daniel Aleixo in Reflexões.
Tags: , ,
trackback

Esse título automático é muito legal. Parece que você só “nasce” para o mundo ao criar um blog no WordPress. Algo do tipo: “Antes você não era ninguém, um anônimo. Agora com o seu mais novo blog, você ganha voz e espaço”.

É interessante se você pensar que só 11,5% dos brasileiros têm internet em casa. É claro que a porcentagem aumenta ao incluirmos todas as pessoas que possuem algum tipo de acesso à web, seja no trabalho, em casa, na lan house… 21,5%. Impressionante, não?

Mas voltemos ao início. Para se ter um blog, você precisa de tempo para escrever, postar, pesquisar vídeos e imagens legais. Convenhamos, alguém que só acessa internet do trabalho ou da lan house não tem tempo pra isso. Então descartamos 10% da população brasileira e ficamos só com os 11,5% que têm internet no aconchego do lar. São esses 22 milhões que têm potencial para criar um blog e dar um “olá” para o mundo.

Mas isso é só potência. Afinal, só há 6 milhões de blogueiros no território nacional (ou que tenham pelo menos nascido nele). Apenas 6 milhões de pessoas com “voz e espaço”. São 6 milhões de um universo de 190! Portanto, esse título automático para o primeiro post é bem escroto. 

Claro que isso não é um complô do sistema para naturalizar a exclusão social e camuflar as contradições do mundo. Por outro lado, nos faz pensar em como se dá o processo de exclusão hoje. Se antes eram os títulos de nobreza, hoje é o acesso à informação e a capacidade de trabalhar com as novas tecnologias que define quem está inserido e quem está marginalizado.

Então, aproveite bem este espaço. Se você é um dos 6 milhões, escreva, critique, esculhambe, elogie. Se você não tem um blog, participe comentando os posts, entrando em discussões e, quem sabe, faça o seu próprio blog. Vai por mim, é legal! Quem sabe esta possa ser a única forma de existir para o mundo…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: