jump to navigation

Advergames e democracia outubro 17, 2008

Posted by Daniel Aleixo in Novidades.
Tags: , , ,
trackback

Advergames são uma conhecida estratégia de divulgação e experiência de marca. Consistem, basicamente, em jogos desenvolvidos (seja para consoles de videogame, computador ou sites de jogos online) para que o jogador tenha uma experiência com determinada marca ou, pelos menos, para ele ficar exposto à marca durante o tempo em que ficar jogando. A novidade está no uso dessa ferramenta na campanha política.

Jogos em que os candidatos à presidência americana são os protagonistas não são algo inédito. Vá ao site Miniclip e você encontrará um monte deles. Nestes jogos, você deve escolher um ou outro candidato (na época em que Obama e Hilary disputavam as prévias do partido Democrata, eles eram os protagonistas favoritos dos jogos) para entrar em um tiroteio ou num ringue para espancar o concorrente. Estes joguinhos inocentes funcionam, no mínimo, como uma forma de medir a popularidade ou o carisma de certo candidato diante de um público determinado (crianças que muitas vezes refletem os pensamentos de seus pais, eleitores americanos).

Agora, Obama dá um novo passo, utilizando jogos de maneira mais efetiva em sua campanha. Ele colocou um outdoor em uma das pistas do jogo de corrida Burnout Paradise. Dizem que o candidato democrata quer ampliar seu raio de ação no mundo dos games, colocando mais peças de campanha em jogos como Guitar Hero e Madden NFL 2009.

E o que a democracia tem a ver com isso? As eleições não são a “festa da democracia”? Pelo menos para publicitários (como eu), a festa ficou mais interessante. Pensar novas estratégias de divulgação é um grande desafio, ainda mais para mercados com limitações, sejam legais ou econômicas. No caso das eleições americanas, estão sendo usadas ferramentas antes impensadas. Quem diria que videogames e política iriam se combinar para promover um candidato? E mais, que isso funcionaria? 

Fonte: http://jogos.br.msn.com/noticias/propaganda-de-obama-em-game/

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: