jump to navigation

Essa eu tenho que comentar! dezembro 7, 2008

Posted by Daniel Aleixo in Protestos.
Tags: , , , , , ,
trackback

É um absurdo. Ele não se manca! Eu não acho que isto seja questão de ser simples ou vir de família humilde.

Desculpe começar assim tão de repente, mas é que eu fiquei indignado com o último discurso do Lula. Como se não bastasse  essa postura de ignorar a crise, ele ainda me vem com as metáforas mais toscas e, de quebra, ainda mete um palavrão na história? Nada contra palavrões. Eu adoro palavrões! Eles fazem parte do meu vocabulário e não consigo viver sem eles. Mas o Lula é o presidente do Brasil, puta merda! Ele tem que mostrar algum respeito pelo cargo que ocupa, porra!

Mas é claro que muitos defensores do boçal que temos como presidente vão se apressar em dizer que ele não teve instrução, que vem de família humilde, pobre, etc, etc, etc.

Ele teve uma história sofrida sim, mas teve a oprtunidade de se tornar líder sindical e político. E todos nós sabemos que estas não são posições onde se ganha pouco. Lula podia, ao menos, ter usado uma pequena parcela do que ele ganhou para recuperar o tempo perdido, estudar, se formar e, quem sabe fazer uma faculdade. Mas ele escolheu a ignorância. E usa essa ignorância como escudo para quem diz que ele é burro, incapaz e despreparado.

“É culpa do sistema educacional falho que temos em nosso país”, é o que dizem quando criticamos seus episódios “pitorescos”. “Coitado, ele é um vencedor por chegar onde chegou, mesmo não tendo educação”. Lula é um vencedor sim, mas é um acomodado também. 

“Pra que estudar? Olha o que eu já conquistei só tendo a quarta série (agora quinto ano)! Pra quê eu vou esquentar a minha cabeça com esse negócio de escola, faculdade.” Esse podia ser o pensamento dele e, sinceramente, não acho que eu esteja muito longe da verdade.

O problema disso tudo é que os eleitores de Lula das classes média e alta, gente “instruída”, não percebem a gravidade desse tipo de atitude. Não vou falar aqui do (mau) exemplo que ele pode dar às crianças no que diz respeito à relação estudo/sucesso. Isso é argumento velho e ultrapassado: as crianças de hoje não sabem nem quem é Lula. Só querem saber de video game, internet e sacanagem. Mas isso é outra história.

O que eu quero dizer aqui é que me revolta essa incoerência das pessoas, essa hipocrisia. Enquanto o nosso presidente fala um monte de merda, todo mundo ri, acho bonitinho e tal. Mas vai você falar besteira perto de alguém da “alta sociedade”. Te olham torto, dão aquele sorriso de desprezo e tratam de sair de perto. Hipocrisia.

Outra situação: você está andando na rua e vem uma pessoa te pedindo dinheiro pra qualquer coisa (remédio, leite pro filho, comida). O que muita gente faz? Ignora e sai pensando (ou comentando com o seu acompanhante): “Se tivesse pedido comida eu até pagava um PF pra ele, mas ele quer dinheiro pra encher a cara, pra usar droga. Esse povo é acomodado. Se acostumou a pedir, não procura um trabalho, não estuda. É mais fácil pedir dinheiro na rua. Por isso que eu não dou mesmo.” Esse discurso da acomodação naturalmente não vale para o nosso querido presidente. Ele é um vencedor!

A minha opinião é que o Lula é igual aos mendigos que pedem dinheiro por comodidade. Esses mendigos preferem ficar na rua do que ir para um abrigo, estudar e conseguir um emprego. Analogamente, o Lula prefere vestir a camisa de ter só até a quarta série do ensino fundamental, usando isso para formar sua imagem de pessoa sofrida, lutadora. “Olha onde cheguei”. Além de despertar uma certa pena das classes mais altas, como eu já falei aqui.

Enfim, este último discurso de Lula só me revoltou ainda mais. Não pela ignorância, mas por ele ter tido a oportunidade de estudar que muitos passam a vida apenas sonhando e tê-la jogado fora. Não devemos ter pena de alguém que teve a oportunidade de mudar e não quis.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

