jump to navigation

Finalmente uma ação verdadeiramente responsável junho 12, 2009

Posted by Daniel Aleixo in Prêmio Atitude.
Tags: , , , , , , , ,
trackback

Ainda há tempo, basta acreditar

Hoje vi uma notícia que me deixou cheio de esperança. Tanto que me fez criar uma nova categoria aqui no blog. É legal quando isso acontece, porque há uma grande rixa entre publicitários e jornalistas. Nós, publicitários, costumamos dizer que os jornalistas são pessimistas, só querem saber de desgraça, afinal, notícia ruim é que vende jornal.

É claro que eles não deixam por menos, nos acusando de prostitutos, vendidos, porcos capitalistas e materialistas. Mas isso não vem ao caso agora. O fato é que essas rusgas não levam a nada e só empobrecem. Perder tempo com esse tipo de coisa é perder oportunidades de trabalhar em questões realmente produtivas.

Enfim, eu vi uma notícia que me deixou cheio de esperança. Esperança de que nem tudo está perdido e ainda há salvação. As maiores redes varejistas do Brasil (Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart) decidiram que, a partir de hoje, não comprarão mais carne de 11 frigoríficos acusados de comercializar gado criado em áreas de devastação da floresta amazônica.

Esta decisão foi tomada em conjunto pelas 3 empresas, após denúncias feitas pelo Ministério Público Federal e pelo Greenpeace. Os tais frigoríficos serão notificados, terão as compras suspensas e deverão apresentar guias de trânsito animal anexadas às notas fiscais, a fim de comprovar a origem da carne comercializada por eles.

O que é legal nisso tudo é a união entre concorrentes para resolver uma questão muito maior do que as de mercado. Em prol do planeta e da sociedade, suas diretorias se reuniram e assumiram um compromisso em comum.

É claro que tais atitudes são pensadas para evitar ações legais, protestos de ONG’s e a revolta dos consumidores ambientalistas e esclarecidos. Atitudes como esta de hoje só têm a contribuir para a melhora da imagem das empresas. Seria inocência pensar que tudo isso aconteceu pela boa vontade mas, independente das motivações, quem ganha somos nós.

Ganhamos porque percebemos que nossa opinião conta, que se decidirmos não comprar em certa loja porque nos atende mal ou porque não tem preocupação sócio-ambiental, ela vai perder muito. Ganhamos porque percebemos que temos poder, podemos pressionar as autoridades, quem tem dinheiro, enfim, quem acha que manda. Ganhamos porque estas certezas nos motivam e nos inspiram a questionar mais, cobrar mais e conquistar mais.

Não fiquemos parados. Façamos tudo o que estiver ao nosso alcance. Porque sabemos que não podemos fazer tudo sozinhos, mas se cada um fizer sua parte, juntos podemos fazer tudo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u580142.shtml

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: